Estudar sim, mas colaborar também!



Percebi desde o início do primeiro ano que a minha licenciatura teria muita prática. Mas também sabia que só teríamos 200% noção das coisas em contexto real e foi por isso que decidi começar a colaborar com várias entidades ligadas à Comunicação Social desde as primeiras férias de verão, isto é, da passagem do primeiro para o segundo ano de faculdade. Sem medos e receios (não muito bem no sentido literal da coisa, porque há sempre medos e receios que conseguem apoderar-se de nós), decidi que queria ingressar a equipa do Jornal da Bairrada (JB). A minha ideia inicial era estar na redação um mês para poder experimentar, errar, aprender. Se achava que isso podia não ser possível? Sim, achei! Mas não baixei os braços, não desisti com facilidade. E estás tu agora a questionar: como fizeste então? Pois bem, arranjei contactos e marquei uma reunião com a diretora do jornal, Oriana Pataco (das melhores “professoras” que podia ter arranjado até hoje). Fui recebida pela Oriana e pela equipa de braços abertos, estavam ali dispostos para me ajudar a crescer enquanto profissional da área. E tudo começou assim. Durante um mês, às 9 horas, durante a semana, ia para a redação do JB. Mas engane-se para quem pensa que ia para lá e estava sentada um dia inteiro a escrever notícias... No Jornal da Bairrada pude sair, ir ao terreno, escrever, ler, fazer! Foi lá que comecei a fazer uma “rubrica”, se é que lhe posso chamar assim, que ainda hoje perdura: as entrevistas. Durante o verão há vários eventos, como a Feira da Vinha e do Vinho, a EXPOBAIRRADA e a EXPOFACIC, e com luz verde da equipa comecei a fazer várias entrevistas a artistas que passassem por estes eventos. Além das entrevistas, que ainda hoje faço para o Jornal da Bairrada, tenho o gosto de colaborar em várias edições com pequenos e grandes artigos. Uns a pedido da equipa e outros propostos por mim.
Neste momento quem me conhece deve estar a pensar: mas porque é que só estás a falar do Jornal da Bairrada se estás envolvida noutros tantos projetos? Sim, é verdade, colaborei e colaboro com outras tantas entidades, como o Portal ViseuNOW, que falei na semana passada. Mas decidi partilhar com vocês esta passagem, que ainda continua, pelo Jornal da Bairrada porque foi uma das que mais me marcou até hoje. Estudar é muito importante, sim! Mas é na prática que fracassamos. É na prática que temos oportunidade de experimentar, de fazer, errar e voltar a fazer melhor. E o JB deu-me, e continua a dar, essa oportunidade em pleno. E em relação a isso só tenho a dizer que estou muito grata, de coração! 💛 Durante três anos estudei, saí, diverti-me, aproveitei o tempo conforme pude e colaborei. Colaborei muito! Mas acredita, não me arrependo de nada! Faria tudo outra vez. Colaboraria com todas e outras tantas entidades. Voltaria a experimentar tudo o que pudesse. E sabes porquê? Porque, na verdade, só me arrependo daquilo que não faço. Mas, acima de tudo, porque esta sou eu.


Até segunda-feira!
Susana Pereira Oliveira



Comentários

Mensagens populares