Mestrado em Jornalismo

Se leste o texto da semana passada (e espero bem que o tenhas feito) provavelmente ficaste a achar que dei muita relevância à TVI e quase nenhuma ao mestrado. Mas foi tudo propositado! E porquê? Porque é sobre isso que vos venho falar hoje.
Mestrado em Jornalismo. Foi neste curso que ingressei. Foi nesta aventura que me meti e que é para ser vivida ao longo dos próximos dois anos.
Mas vou ser sincera contigo... Tirar um mestrado nunca esteve nas minhas prioridades. Pelo menos não até ter pesquisado sobre ele. Sempre quis acabar o meu curso e ingressar no mercado de trabalho e, nos tempos livres, ingressar pequenos cursos de especialização. Mas depois de uma conversa com professores, colegas, pais e amigos, percebi que um mestrado seria uma mais valia para aprofundar conhecimentos e para preencher algumas lacunas que pudessem ter ficado abertas ao longo da licenciatura (se bem que acho que a licenciatura que tirei foi das mais recheadas possível em termos de teoria e prática na área da Comunicação Social!!!).
Depois de pensar, repensar e voltar a pensar decidi candidatar-me ao mestrado em Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), em Lisboa. E confesso-te, este foi o único mestrado que me despertou a atenção. Sim, porque não queria, de todo, estar mais dois anos a estudar tendo cadeiras apenas teóricas que me fizessem "dormir" nas aulas...
O mestrado da ESCS é composto por um plano de estudos diversificados. Tenho cadeiras práticas e teóricas e tenho professores dinâmicos. Sempre ouvi falar muito bem desta escola e está a ser uma honra fazer parte de uma das turmas.
Mas recuando um bocado, servindo isto também para te "acalmar" caso queiras ingressar num mestrado futuramente. As candidaturas são sempre aquilo que mais nos preocupa. Mas não tenhas receios (sim, é normal tê-los, mas temos de tentar ignorá-los para conseguir-mos avançar).
Na ESCS, e falo por experiência pessoal, a candidatura não é nenhum bicho de sete cabeças. E acredito que também não o seja noutras universidades. De uma forma sintética passei por 2 fases até saber que tinha entrado. A primeira fase é composta pela entrega de alguns documentos à escola: como o certificado e a certidão da licenciatura, uma carta de recomendação, uma fotocópia do Cartão do Cidadão e o currículo. Na segunda fase temos de comparecer a uma entrevista, em que nos são feitas várias perguntas relativamente à nossa escolha e aos nossos objetivos enquanto profissionais da área.
E não te vou mentir. Estava com medo da minha entrevista. Senti pressão na minha entrevista. Dormi mal a pensar nela. Mas agora penso: a sério, Susana? Isto é tudo normal, sim! Porém, cheguei à conclusão de que tudo isto não é necessário, no sentido em que o mais importante é acreditar em nós e nas nossas capacidades. Por isso, confia em ti e bola para a frente ;)
E chegou o momento da revelação dos colocados e... entrei! Entrei e fiquei muito feliz. Posso dizer-te que estou a adorar viver esta nova aventura e espero levar dela muito boas recordações! Para já deixo-vos aqui algumas fotografias.


Espero que esta pequena partilha te ajude a decidir se queres ou não ingressar num mestrado. Até segunda-feira!
Susana Pereira Oliveira


P.S.
Já somos mais de 400!!! Obrigada a todos!!!




Comentários

Mensagens populares