Não é trabalho, é paixão


Comunicação Social. Foi esta a área de estudos que escolhi há pouco mais de três anos e neste momento já estou licenciada. Mas nem sempre soube que era isto que queria... Quando entrei no secundário optei por um curso Científico - Humanístico de Ciências e Tecnologias. Talvez hoje fosse uma enfermeira, não sei!
Passaram três anos de secundário, estava na reta final e vinha aí a semana dos exames nacionais. Foi nessa semana que pensei: "Susana, está na hora de abrires o site da DGES e começares a ver o que realmente te interessa". E assim foi! Lembro-me, como se fosse hoje, que estava em casa da minha melhor amiga (os meus pais encontravam-se a viajar e eu fiquei "alojada" em casa dela para estudar) e peguei numa folha, numa caneta, e abri aquela página que apresenta todos (e mais alguns) os cursos possíveis para ingressar na universidade. 
Depois de ter uma lista recheada de cursos e universidades, apercebi-me de que todas as minhas escolhas inclinavam para Comunicação Social, Relações Públicas, enfim ... cursos em que é preciso falar muito. E quem me conhece sabe que falar não é uma tarefa difícil para mim! 
Chegou a altura das candidaturas e assim foi, candidatei-me a Comunicação Social em Viseu, na cidade Viriato. Inicialmente, sou sincera, não era bem a cidade que queria. Por causa disto preparei a candidatura à 2ª fase, em Coimbra. Mas momentos antes desta fase terminar apercebi-me de que Viseu me poderia dar oportunidades que não conseguiria em mais lado nenhum. Cancelei a candidatura a Coimbra e chorei muito, porque não sabia se estava a fazer o mais correto. Mas passaram três anos, três anos que me dão agora a certeza de que tomei (quase sempre) as melhores decisões.
Viseu deu-me, acima de tudo, a oportunidade de mostrar que nasci para a comunicação. Tanto a cidade como a universidade que frequentei, a Escola Superior de Educação de Viseu, deram-me a possibilidade de fazer, experimentar, errar para fazer cada vez mais e melhor. 
Foi durante o meu percurso académico que tive uma das mais experiências gratificantes da minha vida: a colaboração com o Portal ViseuNOW. Foi neste portal de comunicação online, vocacionado para o distrito de Viseu, que tive a oportunidade de ser repórter (à séria) pela primeira vez. Hoje, olho para as primeiras reportagens que fiz fruto desta colaboração e sinto-me orgulhosa, não só porque o fiz, mas porque evolui de reportagem para reportagem.
Espreita, aqui, estas duas reportagens que fiz para o ViseuNOW:



A comunicação entrou na minha vida de uma forma tão natural, nada foi forçado! Tirei este curso porque quis, tirei este curso porque percebi o jeito e o gosto que tinha para e pela área. Se hoje tivesse que me candidatar pela primeira vez à universidade e me perguntasses que curso escolheria, eu responder-te-ia Comunicação Social porque agora sei, mais do que nunca, que não podia ter escolhido outra área de estudos, outra profissão para fazer durante o resto da minha vida. E sobre isto só te tenho um conselho para te dar: escolhe uma área que realmente gostes. Sente que o que fazes não é trabalho, mas sim paixão! Porque, se assim for, não terás de trabalhar um único dia da tua vida.


Até segunda-feira!
Susana Pereira Oliveira

Comentários

Mensagens populares