Este é... o Grão de Açúcar by Sofia

Pois é, para quem me segue mais atentadamente sabe que hoje seria dia de novidade. E cá está ela: a minha primeira rubrica. Minha, quer dizer, da Sofia Fernandes!

Este é... o Grão de Açúcar by Sofia
É este o nome do espaço que a Sofia vai ocupar na primeira segunda-feira de cada mês. Com esta rubrica vão poder aprender a fazer algumas sobremesas e também ficar a saber algumas histórias que fizeram com que o trabalho da Sofia fosse ainda mais bonito.
Eu conheço a Sofia há cerca de sete anos, mas para quem não sabe quem é esta jovem bairradina, vou falar aqui um pouco sobre ela e sobre este projeto que a tem deixado de coração cheio.
A Sofia tem 22 anos e é de Paredes do Bairro, uma freguesia pertencente a Anadia. Quando terminou o 9º ano, na Escola Básica de Vilarinho do Bairro, a Sofia decidiu ingressar num curso de Ciências e Tecnologias, na Escola Secundária de Anadia. Mas rápido percebeu que o que queria fazer da vida dela era cozinha e pastelaria.
"Depois de tirar o curso de ciências fui para Coimbra estudar, onde tirei um curso de Cozinha e Pastelaria (...) Eu sempre gostei de cozinha. Desde pequenina que me lembro de cozinhar com a minha mãe e fazer bolos. E esse foi o principal motivo"
Terminar este curso foi sinónimo de ingressar no mundo do trabalho. Inicialmente a Sofia fez parte da equipa da Quinta do Encontro, em São Lourenço do Bairro, onde já tinha feito um estágio curricular e um profissional.
"Quando terminei o profissional fizeram.me um contrato. Estive lá algum tempo e em julho, deste ano, despedi-me para me dedicar só a este meu projeto"
O Grão de Açúcar by Sofia surgiu como "uma brincadeira, digamos assim". A Sofia começou por criar uma página no facebook. E tudo começou a dar certo, as encomendas começaram a surgir e trabalho é que não falta, atualmente, a esta jovem. O projeto da Sofia é um bebé de um ano, foi lançado no dia 13 de novembro de 2016.
"Noto uma evolução mesmo muito grande (desde há um ano atrás). E as pessoas também me dizem que há diferenças positivas desde que eu comecei até agora"
Para escolher o nome do projeto a Sofia contou com a ajuda do primo. Cansada de pensar em nomes "banais", o primo opinou e escolheram "Grão de Açúcar by Sofia" de uma forma "muito natural".
De coisas simples a mais elaboradas, de todas as cores e feitios. A Sofia aceita desafios e gosta que apelem à sua inspiração e criatividade.
"Inspiro-me no momento (...) A criatividade vem mesmo de mim e depois invento um bocado, pesquiso e chego ao resultado final"
No dia em que tive uma conversa com a Sofia sobre este projeto, ela tinha quatro bolos para entregar.
"Para conseguir ter as encomendas todas prontas a tempo tenho de começar a fazer os bolos e os recheios com um ou dois dias de antecedência. Depois começo a montá-los e a decorá-los. O que dá mais trabalho acaba por ser a confeção. A decoração é a parte mais fácil e mais divertida”
Relativamente ao feedback dos clientes, este tem sido muito bom.
"Quando os clientes vêm buscar os bolos ficam sempre surpresos. E eu gosto muito de ver a reação deles: ai tão lindo, tão fofinho... As pessoas dão-me sempre um feedback muito bom e isso deixa-me feliz”
A Sofia trabalha em casa e gosta de fazer as encomendas no seu cantinho, "mas quem sabe" se um dia destes não surge por aí uma loja...


O Grão de Açúcar by Sofia juntou-se ao ESTA SOU EU e, juntas, esperamos que estas partilhas sejam doces e, acima de tudo, inspiradoras. 
Até breve! 
Susana Pereira Oliveira


P.S.
Dos bolos todos que a Sofia já fez, há um que me deixou toda babada: o meu!



Comentários

Mensagens populares