Trabalhar a voz com ... Joana Vieira

A voz é o instrumento que mais usamos. Sem ele não conseguiríamos comunicar da mesma forma. E se és como eu, plenamente apaixonad@ pela área da comunicação, convém que tenhas sempre a voz em bom estado. Para me certificar de que a minha estava boa e de que a usava corretamente participei num Workshop de Voz, organizado pelo E2 (projeto televisivo da minha faculdade, ESCS), no passado dia 8 de novembro.
A "voz da experiência" deste workshop foi a Joana Vieira. Além de ser (re)conhecida pelo público em geral, a Joana é minha colega, está a tirar uma licenciatura em Jornalismo na ESCS. Dias antes desta aula de voz, se é que lhe posso chamar assim, a Joana teve a preocupação de enviar aos alunos inscritos no workshop um documento composto por vários exercícios. Exercícios estes que viriam a ser trabalhados no dia do workshop.
Para saber que o caminho concreto devia seguir, a Joana perguntou a cada aluno se havia algum problema em específico que quiséssemos trabalhar. Falando do meu caso concreto, se bem que quem me conhece sabe bem que estas são as principais características da minha voz, tenho um tom de voz agudo e troco os "V" por "B" (é que dá ser da zona de ABBBBBEIRO). E foi a partir daqui, do caso específico de cada um, que estivemos a fazer diversos exercícios. Ao longo da manhã aprendemos técnicas para aquecer a voz, fizemos exercícios respiratórios, trabalhámos a dicção e treinámos a projeção de voz.
ESTA SOU EU questionou a Joana sobre de que forma é que ela acha que estes workshops contribuem para a nossa formação enquanto profissionais de comunicação. E sobre isto a atriz, apresentadora e artista, disse que
"Este tipo de conhecimento é importante para qualquer pessoa. Saber respirar, colocar a voz e ter uma boa dicção é a base fundamental para quem vai comunicar. Enquanto jornalistas e pessoas ligadas à comunicação, estas ferramentas têm de ser usadas como se fizessem parte de nós para conseguirmos ser os melhores comunicadores possíveis".





Participar neste workshop fez-me trabalhar os erros da minha voz de forma a aprender técnicas para os corrigir. E aconselho as pessoas que têm a possibilidade de participar neste tipo de formações a fazerem-no, porque são sempre uma mais valia que nos fazem crescer enquanto profissionais.

Obrigada por continuares aí dessa lado e até segunda-feira!
Susana Pereira Oliveira


Comentários

Mensagens populares