Só porque é Natal

É dia 25. É Natal. E como não podia deixar de ser, vim aqui hoje partilhar com vocês um bocadinho daquilo que está a ser o meu Natal. Para mim, o Natal não tem de ser sinónimo de dar e receber presentes, mas sim sinónimo de estar junto daqueles que mais amamos. E isso, em minha casa, é tradição. Este ano não foi exceção: o Natal foi passado, aqui em casa, em família. Normalmente somos 7, mas este ano fomos 8: eu, os meus pais, os meus irmãos, os meus avós maternos e a Maura (uma rapariga que os meus pais acolheram, como tutores, de São Tomé e Príncipe), mais os meus tios e o meu primo. Estamos aqui 11. No quente. À lareira.
O almoço já foi e o jantar ainda não começou. Mas é pelo almoço que começa o grande momento natalício em família. Juntamos-nos todos por volta das 13 horas para comer e passar o resto do dia em família. Este ano a comida foi "um amarelo", como diz a minha avó. Traduzido para português bairradino: um leitão! Costumamos variar na escolha. Uma vez peru assado, outra vez bacalhau, desta vez leitão. Além do leitão também tivemos direito a caldo verde. Claro que a mesa também foi recheada de sobremesas, doces e gulosices.
Confesso que se não fosse esta magia natalícia e este grande momento de união, era apologista de que o Natal seria apenas uma época de consumismos e de gastos excessivos. Mas o facto de estarmos juntos de quem mais gostamos contraria isso totalmente.
E pronto, isto é apenas um pequeno resumo de como está a ser o dia de Natal aqui em casa. Espero que o vosso também esteja a ser maravilhoso.
Antes de me despedir de vocês fica aqui uma recordação:


Beijinhos e, mais uma vez, Feliz Natal! 
Susana Pereira Oliveira

Comentários

Mensagens populares