Comida aliada a irreverência? É possível, no The Insólito


Chegámos ao Miradouro de São Pedro de Alcântara e, do outro lado da rua, podemos avistar o restaurante mais carismático da cidade de Lisboa. Bem-vindos ao The Insólito. Surgiu em junho de 2014 e foi um dos demais investimentos de quarto irmãos – Duarte, Bernardo e Martim D’Eça Leal e Afonso Queiroz – que lançaram, em 2011, o grupo The Independente Collective. Com percursos distintos, os irmãos pretendiam “liderar projetos de hospitalidade criativa, inserindo-se no segmento não hoteleiro de alojamento, ao oferecer opções irreverentes num mercado gerido de forma bastante tradicional e, em simultâneo, apresentar restaurantes cujos conceitos procuram surpreender e desafiar os clientes locais e viajantes”.O The Independente Collective é isso mesmo, um grupo de hospitalidade criativa composto por alojamento diferenciados e restauração “num palacete situado no mais cosmopolita eixo de Lisboa: Bairro Alto, Chiado e Príncipe Real” e, recentemente, no Porto.



Se do grupo fazem parte o The Independente Hostel & Suites, com o restaurante The Decadente em si inserido, o The Insólito está dentro do The Independente Suites & Terrace. Este restaurante pode ser "definido pela sua atmosfera distinta, da comida ao espaço, situado no último andar de um palacete do início do século XX". O The Insólito é composto por duas salas: uma interior, com uma decoração, como indica o nome, insólita e uma exterior estilo rooftop, uma esplanada com vista para a Baixa de Lisboa e para o Rio Tejo.




A diversidade de gastronomia nacional e internacional é um dos pontos fortes deste restaurante. De acordo com o grupo, no The Insólito podemos encontrar “um lugar para redescobrir sabores e texturas, por vezes em combinações surpreendentes e inesperadas”. Neste restaurante a carta é variada e procura-se “explorar o lado mais invulgar da comida”. Recentemente, este espaço renovou e apresentou uma nova carta... insólita! Sob alçada do Head Chef António Sousa, “a essência da cozinha mantém-se: portuguesa”, mas com ainda mais irreverência.  Sobre o Chef também é importante falar. Formou-se em Escola Hoteleira do Turismo de Portugal e, durante o seu percurso, esteve no restaurante 100 Maneiras, em Lisboa, e realizou um estágio no Noma, em Copenhaga. 
Com esta nova carta, o The Insólito pretende “demonstrar o que de melhor se pode confecionar com inspiração na gastronomia portuguesa, e produtos portugueses, de formas distintas. O conceito gastronómico é assumidamente diruptivo e surpreendente, e explora novas técnicas gastronómicas, ingredientes e apresentações”. Para o Chef, nesta cozinha de autor, “criar pratos que fossem ao mesmo tempo familiares e invulgares, que conseguissem conjugar esta dualidade, pelos ingredientes, pela forma de confeção e pela apresentação, foi o maior desafio”. Quando António Sousa fala de pratos familiares, pretende referir-se ao facto de a equipa acreditar que “enquanto portugueses temos uma tradição gastronómica muito interessante e, sempre que possível, procuramos trabalhar com produtos nacionais, com origem e qualidade comprovadas, invulgares pois toda a experiência no The Insólito é incomum”.  
De Ceviche com Pipocas a Lagosta em Raviolis é possível encontrar entradas exclusivas e diferenciadas neste restaurante. No que toca aos pratos principais, a irreverência é notada em opções como Despregado do Tutano, Ramen de Vieiras ou Café com Mr. Wagyu. Passando para as sobremesas, as escolhas podem recair sobre um Cheesecake Serra da Estrela, uma Sericaia com Ameixa Gelada ou outras sugestões igualmente apetecíveis. 


Aberto de segunda-feira a domingo, das 18h às 00h30, o The Insólito situa-se na Rua de São Pedro de Alcântara e a porta em que se deve tocar à campainha é a número 83. Os interessados podem optar por usufruir de um jantar insólito e agradável ou podem, simplesmente, optar por beber um dos cocktails sugeridos na carta de bar, igualmente revista e modificada.  


Susana Pereira Oliveira
*Artigo realizado em parceria com o Departamento de Marketing do The Independente Collective*
Fotografias de Miguel Guedes Ramos, Degin & Marketing Department do The Independente Collective

Comentários

Mensagens populares