Catmar: um projeto e um sonho comum



A “Catmar” surgiu numa conversa de café. Muitos de vocês podem não saber do que se trata, mas eu estive à conversa com as duas criadoras deste negócio para vos poder explicar tudo. Falamos de uma loja online com artigos de moda e beleza. 
A Catarina Varela e a Mariana Amaral sonharam e concretizaram. São amigas. A Catarina tem 23 anos, é licenciada em Publicidade e Relações Públicas, pela Escola Superior de Educação de Viseu, e atualmente trabalha como operadora de um call centerem Viseu. Já Mariana, de 24 anos e licenciada em Educação Básica pela mesma escola, está a terminar um mestrado em pré-escola e primária. 
Estas jovens “sonhadoras e com muitos sonhos por concretizar” decidiram “dar as mãos e arriscar neste projeto de sonho comum” este ano, em novembro. Abrir um negócio próprio foi sempre um objetivo devido ao facto de terem exemplos familiares de negócios locais. “Assim, um dia, numa conversa em tom de brincadeira e em tom sério pensámos ‘e se fizéssemos algo mesmo a sério?’. E assim foi!
Surgiu a “Catmar”. As criadoras explicam que se trata de “uma loja online, por agora, apesar da nossa ambição passar por, futuramente, ter loja física”. Aqui podem encontrar artigos de moda e beleza “atendendo aos gostos e preferências” de cada um. “Optámos por começar pela parte da bijuteria e acessórios, embora futuramente exista interesse noutras áreas, como a do vestuário”. As jovens optam “por tentar perceber o que está em voga” para disponibilizar o melhor aos clientes. Ambas fazem pesquisas diárias que as ajudam a identificar quais as peças e produtos atuais. “Com o passar do tempo e com as encomendas que recebemos, vamos percebendo o estilo das nossas clientes” para corresponder aos gostos das mesmas.
Escolher o nome para este projeto foi fácil. As duas queriam “um nome que se destacasse e se associasse ao nosso projeto e a nós. Neste sentido chegamos ao nome ‘Catmar’, que é referente aos nossos nomes. No entanto, olhámos para a palavra em si e apercebemo-nos de que nela estavam contidas outras duas palavras que fariam todo o sentido estarem associadas ao conceito: ‘Cat’ - a nossa vontade é que todas as clientes se sintam realmente umas verdadeiras gatas - e ‘Mar’ - um elemento comum às duas, ainda que ambas não tenhamos a sorte de o ter perto de nós, por vivermos em Viseu, mas que transmite tranquilidade e a energia que precisamos para o sucesso do projeto”.


Mariana Amaral e Catarina Varela

Catarina e Mariana são ambiciosas. Tanto a nível pessoal como profissional. Por isso, “esperamos chegar ao maior número de pessoas possível e temos a ambição de nos tornarmos num negócio local, abrindo loja(s) física(s), sentindo-nos mais próximas das clientes”. O futuro é “a palavra de ordem nas nossas vidas e neste projeto” e as expetativas das duas criadoras resumem-se em “sucesso e realização de todos os nossos sonhos”. 
Embora existam inúmeras lojas do mesmo estilo, as criadoras do projeto acreditam que a concorrência as faz crescer e perceber “que fragilidades existem neste tipo de negócio e quais os portes fortes que podemos ter”. 
É através de plataformas sociais digitais que Catarina e Mariana chegam ao público. Os interessados, e curiosos, podem entrar em contacto com a “Catmar” nas redes sociais facebook instagram ou por e-mail (catmarshopviseu@gmail.com). 

Susana Pereira Oliveira

Comentários

Mensagens populares