Da estética à bata branca



Chama-se Joana Gonçalves e é uma jovem de 24 anos. Quando penso nela questiono-me, de imediato, onde é que ela arranja tempo para tudo! Os dias dela são divididos entre casa e família, aulas e sessões de estética.


Joana Gonçalves, 24 anos

Na verdade a Joana "sempre quis ser médica de bebés" e conta que "sempre que via uma ambulância [quando era criança] era tão inocente que achava que ia uma grávida lá dentro". E, no fundo, o gosto pela área das ciências médicas manteve-se ao longo do seu percurso escolar. Assume que teve sempre "muito boas notas" até que, no secundário, a matemática se tornou "preocupante". Os três anos de secundário foram complicados, mas a Joana insistiu e persistiu. Apesar das dificuldades a matemática e a física, em 2015 decidiu terminar o secundário através de um curso pós-laboral EFA (Curso de Educação e Formação de Adultos).

Conseguiu todas as equivalências e "foi nesse ano que consegui, finalmente, concorrer ao Ensino Superior" ao curso de enfermagem. Ingressar na faculdade era um sonho e, certa da sua escolha, a Joana candidatou-se apenas a uma escola, a Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa (em Oliveira de Azeméis). A jovem revela que optou "por enfermagem porque sabia que ser médica obstetra era um sonho impossível devido do difícil percurso no secundário. Com os pés bem assentes na terra decidi que queria ser enfermeira e, mais tarde, faço uma especialidade em saúde materna e obstetrícia".



Na vida de Joana existem outras paixões. E uma delas tornou-se o trabalho a part-time da sua vida. Em 2013 investiu na área da estética e tirou um curso de Designer de Unhas de Gel na Escola Magic Nails, em Lisboa. Atualmente divide o tempo dela entre a família, as aulas e todos os serviços de estética que passam por unhas de gel e verniz de gel, depilações, manicura normal e pedicura. Clientes não faltam! Muitas delas já são amigas e Joana define-as como "bondosas e compreensivas". Chegam até ela com pedidos e ideias que a desafiam, mas os trabalhos mais exigentes "são momentos de aprendizagem" e surgem em "épocas festivas. Pedem-me renas no natal ou corações no Dia dos Namorados". 





As interessadas podem conhecer o seu trabalho e obter mais informações através da sua página de instagram!

Susana Pereira Oliveira

Comentários

Mensagens populares