Bárbara Ramos Dias // O novo livro


Regra nº1: nenhuma pergunta deve ficar sem resposta. E todos os porquês dos filhos devem ser justificados. Parece ser uma tarefa difícil, mas a Bárbara Ramos Dias ajuda a descomplicar. "Respostas simples às perguntas difíceis dos nossos filhos" é o novo projeto da psicóloga clínica que esteve à conversa com o ESTA SOU EU. Um livro cheio de estratégias para comunicar e responder sem hesitar.


Bárbara Ramos Dias


Sobre a autora.

A Bárbara tem 43 anos. É "mãe de 3 doces pestinhas" e psicóloga há 20 anos. Considera-se "uma mulher dinâmica, divertida e muito criativa". É apaixonada pela profissão, mas também gosta de costurar, ler, fazer padel surf, namorar e sair com as amigas.
Começou a gostar da psicologia "por acaso". Na verdade sempre sonhou "ser farmacêutica e fazer investigação", mas candidatou-se à faculdade e ficou em Psicologia. Ao longo do curso teve contacto com doentes em meio hospitalar. Isso permitiu-lhe ter uma visão clara da área em que gostaria de trabalhar no futuro e "talvez por ter tido uma adolescência cheia de desafios, por ter excesso de peso, a minha área de eleição é trabalhar com adolescentes". Além de transmitir ferramentas que servem de "shots de confiança e motivação" aos seus pacientes, a Bárbara diz que tem como missão "devolver o sorriso a quem se sente perdido e sem objetivos".
Ser especialista em adolescência e parentalidade é "um prazer, um estudo permanente, uma aprendizagem diária". É ter desafios constantes, na medida em que "não há um dia igual ao outro. Porque não há pessoas nem famílias iguais umas às outras". A especialista revela que o "o que mais surge em consultório são adolescentes perdidos, incapazes de aceitar regras e lidas com a frustração". Para os ajudar é preciso "ajudar os pais a atuar de forma diferente e assim os miúdos também mudam". É importante perceber que "eles são o nosso espelho: nós gritamos, eles gritam. Nós somos carinhosos e compreensivos, eles partilham as suas dores e desafios". Sem hesitar, a Bárbara desvenda que "a chave para o sucesso são regras polvilhadas de amor e pepitas de alegria".
Além de psicóloga é docente universitária, já ganhou prémios de reconhecimento público e dá formação de gestão de stress nas empresas e de gestão de conflitos. Gerir a profissão com as família e com as atividades extra é uma questão de "foco, muita organização e planeamento".



Sobre o livro.
A autora escreve "desde sempre". E o facto de ser psicóloga ajuda a transcrever sentimentos e ideias para o papel. Aliás, confidencia, "muitos dos leitores que me conhecem, partilham que, ao ler o livro, parece que me estão a ouvir falar como falo em consultório".
Já escreveu mais de 5 livros. Adora "novos desafios e novos projetos". O "Respostas simples às perguntas difíceis dos nossos filhos" foi lançado em fevereiro e é "um guia ou enciclopédia que agrupa técnicas e dicas eficazes para lidar com os filhos, explicando um pouco como eles pensam e porque agem da forma que agem. Este livro fornece as ferramentas práticas para ajudar a melhorar a qualidade de vida lá em casa e a reduzir as discussões e birras. Ensina a comunicar de melhor forma, servindo não só para as relações parentais, como também para outros tipos de relações".
Um livro que explica que "não há respostas certas nem erradas. Mas sim bom senso, perceção da maturidade, veracidade e clareza no discurso". 
Para a Bárbara, "segredo chave para conviver com todos os porquês é responder com sinceridade, amor e sem tabus" É importante também compreender "o nível de maturidade" das crianças e "perguntar diretamente qual é a dúvida da criança".
Um livro que ajuda os pais, que traz 12 regras para lidar com as birras dos miúdos e não só. (Mas vá, não posso estar a desvendar tudo.)


Bárbara Ramos Dias

Sobre o futuro, a Bárbara não disse muito. Mas afirmou que "há muitas ideias que estão nos segredos dos deuses" e "talvez no próximo ano" surja um novo projeto.


Este novo livro da Bárbara Ramos Dias já está disponível para venda, mas talvez eu consiga convencer a Bárbara a vos oferecer um. O que vos parece?

Até breve,
Susana Pereira Oliveira

Comentários

Mensagens populares