Abraç’ARTE: Yoga, Meditação e Arte – Dar Vida ao SER! Um projeto de calma. O projeto da Rita


A Rita Cândido tem 35 anos. É professora de ensino básico e de Yoga. A paixão que tem pelo Yoga, pela meditação e pela arte fez com que desse uma volta na sua vida e, em 2018, criou o projeto “Abraç’ARTE”. Mas até lá, há muito por descobrir sobre esta mulher fantástica que acredita, acima de tudo, no amor.


Nasceu em Portugal, onde fez a formação académica e as várias formações no ramo da Yoga e da meditação, mas quis, em 2013, entrar numa “aventura diferente e ousada”. Foi para os EUA. Esta mãe de um pequenito, que acredita “no poder criativo e curativo que existe dentro de cada um de nós”, esteve lá fora cinco anos. Deu aulas e complementou ainda mais o seu percurso e currículo. Decidiu regressar, com a família, porque “sempre soube que os EUA não seriam um sítio onde queria ficar muito tempo, por não me identificar com a cultura e estilos de vida”. 

Quando voltou para Portugal, veio com um objetivo: ter “um projeto ligado ao Yoga e à comunidade das crianças e educadores”. A Rita admite que queria criar o seu próprio emprego “a fazer o que realmente faz sentido” para ela.
Aliado ao projeto “Abraç’ARTE”, do qual falaremos mais à frente, surgiu o “Dare To Be”, um projeto onde toda a gente é “bem-vinda e convidada a ‘SER’”. Desde aulas de Yoga, a explicações, concertos meditativos e workshops, os interessados podem entrar neste mundo da calma em que as pessoas são convidadas a entrar numa viagem que as conduzirá “a um estado meditativo e introspetivo. A um estado de relaxamento”. 

Foi no ano passado que surgiu o “Abraç’ARTE”. Neste projeto, a Rita oferece um “convite às escolas e às instituições educativas que queiram introduzir na vida das crianças e jovens e suas famílias, bem como toda a comunidade escolar, umaprática que cria bases de uma filosofia para uma vida saudável. A importância que isso traz para as crianças nas escolas é que além de manter a flexibilidade inata do corpo e desenvolver outras habilidades corporais, estimula a concentração, desenvolve maior equilíbrio emocional e mental, visando o autoconhecimento, alivia a ansiedade e o stress e aumenta a auto-estima, qualidades essenciais para um desenvolvimento e aprendizagem saudáveis”.


O projeto ainda é bebé, mas já ganhou a sua força e foi implementado na Escola E.B. 2/3 de Vilarinho do Bairro, na Creche da Casa do Povo de Arazede e na Creche do Centro Cultural e Social da Poutena. Recentemente chegeou ao Baby Lazy Studio, em Aveiro, e vai estar, no dia 06 de julho, no Festival Cidade Mais, no Porto. Além de ser mentora do projeto e realizar as aulas, a Rita dá ainda formação a professores que tenham interesse. 

Com estes projetos associados à calma e ao verdadeiro ser, a Rita pretende “ser feliz com a minha família e contribuir para que outras tantas sejam também felizes”. Tem muitas expetativas em relação ao futuro, mas lamenta o facto de existir “uma que me parece longínqua, e está ligada ao sistema de ensino. É urgente mudar o sistema de ensino. Já não se adequa à sociedade atual. Para isso é preciso mudar mentalidades, e é aí que pretendo dar uma mãozinha… Formação de adultos felizes para termos crianças felizes”.


Os interessados em conhecer a Rita e mais sobre os seus projetos, podem encontrá-la no Facebook ou via telemóvel (927 429 520). Também dia 15 e 22 de junho há uma formação sobre a temática na Camarneira (Covões, Cantanhede).

Susana Pereira Oliveira

Comentários

Mensagens populares