Sandra Amaro, a jovem apaixonada pela vida e por desporto


Instrutora de fitness, professora de dança, professora de AEC’s (atividades extracurriculares), personal trainer, criadora do projeto “Trust in Dance and Sport” e estudante. No meio disto tudo consegue ainda ser a Sandra Amaro, uma jovem de 23 anos. 



Considera-se “uma pessoa lutadora e apaixonada pela vida”. Afirma não desistir de nada “por mais difícil” que as coisas sejam. Procura ver sempre o lado positivo das situações, mesmo nos piores momentos, e está “sempre de sorriso no rosto”.

A Sandra, conhecida de já há alguns anos, é licenciada em Desporto e Atividade Física. Sempre foi uma apaixonada pela área e revela mesmo que não se lembra de “em algum momento ter falado de uma profissão que não envolvesse desporto”. “Foi sempre uma área que me cativou, mas sendo o desporto muito geral, só descobri o que realmente queria dentro desta área quando já estava no segundo ano da licenciatura”, explica.


Terminou o primeiro ciclo de estudos e decidiu continuar a apostar na formação académica. Candidatou-se a uma pós-graduação de Reabilitação em Medicina do Exercício. Tudo porque sente “todos os dias que existe algo a aprender” e porque sonhava com a área do exercício clínico e da reabilitação.

Como se a pós-graduação não chegasse, Sandra decidiu voltar a investir nela própria e está, atualmente, a tirar um Mestrado em Atividade Física.

Trabalha e estuda ao mesmo tempo, algo que assume ser “nem sempre fácil”. “É preciso muita organização e saber fazer escolhas”, desabafa. 

No meio de uma agenda recheada, a Sandra conseguiu alcançar o objetivo de criar um projeto próprio. “Trust in Dance and Sport” (Confia na Dança e no Desporto, traduzido) surgiu pela necessidade de a jovem natural de França, mas a viver na zona de Aveiro, querer divulgar os trabalhos que desenvolve. É através dele que Sandra mostra “um bocado” daquilo que ama fazer a nível do desporto e da dança, algo que faz “há 16 anos”. “Através da dança tento transmitir sentimentos e mensagens através de movimentos”, esclarece.


A par do projeto pessoal, Sandra trabalha nas várias áreas já mencionadas. Já conta com muitos alunos e tem de fazer uma gestão de adaptação a cada um no que toca à realização de exercícios. “Um exercício tem diferentes formas de ser feito para ajudar em diferentes problemas e estando eu mais ligada à parte de exercício clinico e da reabilitação desportiva, ainda é mais notório porque existem muitos problemas de saúde”, refere Sandra acrescentando que, na sua perspetiva, “toda a gente olha para o desporto e pensa num corpo esbelto, num corpo definido”. No entanto, Sandra afirma que não vê isso. “No desporto vejo uma forma de diminuir a ansiedade, de esquecer problemas, de trabalhar a parte psicológica, a forma de conhecer pessoas novas que conseguem ensinar algo diferente”. “As pessoas devem fazer desporto consoante os seus objetivos, mas também a pensar no bem-estar psicológico, que é fundamental”, finaliza.


Apesar de ser “uma pessoa que não fala muito dos seus planos”, Sandra afirma ter “muitos objetivos, principalmente profissionais”. Acabar o Mestrado, abrir um espaço próprio e ser preparadora física de uma equipa de futebol são alguns dos sonhos desta jovem. 

Até breve.
Susana Pereira Oliveira 

Comentários

Mensagens populares